quinta-feira, 5 de agosto de 2021

Crítica: O Esquadrão Suicida (2021)

Escrito e dirigido por: James Gunn. Fotografia de: Henry Braham. Estrelando: Margot Robbie, Idris Elba, John Cena, Joel Kinnaman, Sylvester Stallone & Viola Davis.

O Esquadrão Suicida finalmente abraçou sua própria natureza absurdista. A contratação de James Gunn, após o decepcionante primeiro capítulo, foi mesmo uma decisão acertada. Aproveitando o hiato entre sua demissão (e recontratação) pela Disney, o estúdio da AT&T deu ao cineasta liberdade criativa total para conduzir o projeto à sua maneira. O primeiro filme, de David Ayer, foi impiedosamente picotado pelos executivos da Warner. O restultado, todos conhecemos.

Após resetar o universo num prólogo simples e divertido, o roteiro segue os "heróis" numa missão na ilha de Corto Maltese. O país, claro, tem um governo autoritário, daquele tipo já visto centenas de vezes em produções de Hollywood. A Força Tarefa X deve, portanto, derrubá-lo, conforme os interesses do governo americano, aqui representado pela pragmática Amanda Waller (Davis).

Descartando impiedosamente todos os personagens desnecessários, o longa acerta ao encontrar um centro emocional em meio à violência e ao gore. E ninguém melhor para fazer isso do que Margot Robbie, que reprisa o papel de Arlequina e, simultaneamente, mantém a "evolução" conquistada no ótimo Aves de Rapina. Já o britânico Idris Elba consegue fazer com que o Pistoleiro de Will Smith se transforme numa memória distante, nebulosa. John Cena, como era de se esperar, está excelente como o Peacemaker que, em breve, vai ganhar sua própria série.

Pincelando uma discussão política da qual se esquiva logo em seguida, O Esquadrão Suicida é um recomeço otimista. Não é o ápice da criatividade em termos de linguagem, mas provavelmente é o filme mais honesto que James Gunn poderia entregar. Resta-nos torcer para que, uma vez que a Disney finalize Guardiões da Galáxia 3, a Warner capte o cineasta para si definitivamente.

Por Bernardo Argollo

Agradecimentos: Espaço Z, Warner Brothers e todos aqueles presentes na sessão de imprensa de O Esquadrão Suicida, por acreditarem na experiência inesquecível de assistir um filme no cinema.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Grants For Single Moms